O Mesa agora inclui o driver de código aberto NVK da NVIDIA Vulkan, graças às colaborações da Red Hat, Collabora e da comunidade de código aberto. Esse esforço visa trabalhar em conjunto com o driver do kernel Nouveau DRM para oferecer uma pilha de drivers abertos. No entanto, a funcionalidade total do driver NVK depende de novas APIs de espaço de usuário do Nouveau, que ainda precisam ser implementadas. Isso resulta em um desempenho insatisfatório para GPUs NVIDIA mais recentes, devido a restrições de firmware assinado relacionadas ao gerenciamento de energia/reclocking, um problema que afeta as gerações recentes desde a série GeForce GTX 900.
Apesar disso, a inclusão do NVK no Mesa principal representa um avanço significativo para o desenvolvimento futuro do driver. Isso abrirá caminho para uma experiência mais fluida para entusiastas interessados em usar o driver NVIDIA Vulkan de código aberto, assim que as peças necessárias no kernel forem integradas. A versão estável do Mesa 23.3 está programada para o lançamento no quarto trimestre.
Você pode encontrar mais detalhes sobre esse novo driver Vulkan no link fornecido no MR (Merge Request). Além disso, há notícias animadoras em relação ao desenvolvimento do kernel Nouveau. David Airlie compartilhou informações sobre as mudanças necessárias no kernel em um post de blog. Ele confirmou que as alterações na API do espaço de usuário do kernel Nouveau serão submetidas ao Kernel Linux 6.6. Embora essas mudanças ainda não tenham sido integradas ao DRM-Next, elas já estão sendo trabalhadas no drm-misc-next. Espera-se que essas melhorias do kernel estejam disponíveis no Kernel Linux 6.6 em breve.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário