FERRAMENTAS LINUX: O Intel XeSS 1.2 foi lançado - O Xe Super Sampling ainda é impulsionado por alguns blobs binários do Windows

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

O Intel XeSS 1.2 foi lançado - O Xe Super Sampling ainda é impulsionado por alguns blobs binários do Windows

 


Ontem à tarde, a Intel lançou o Xe Super Sampling (XeSS) v1.2 SDK, uma tecnologia de aprimoramento de imagem em jogos que utiliza o aprendizado profundo de inteligência artificial para melhorar o desempenho e reduzir a degradação da qualidade de imagem nas placas gráficas Intel Arc Graphics e em produtos de outros fornecedores de GPUs.

Apesar da Intel ter inicialmente mencionado que o XeSS seria de "código aberto", a versão XeSS 1.0 não apresentava essa característica. Embora houvesse alguns arquivos de exemplo e cabeçalhos disponíveis, a tecnologia central consistia em um conjunto de binários DLL do Windows. Essa situação se mantém na versão XeSS 1.2, onde o kit de desenvolvimento inclui bibliotecas estáticas, shaders HLSL e demonstrações binárias, bem como arquivos de cabeçalho para integração personalizada. No entanto, o código-fonte das bibliotecas XeSS continua não sendo público, e até mesmo o driver gráfico Intel para Linux, usado para executar jogos do Windows via Valve Steam Play e que emprega XeSS, oculta a identificação dos gráficos Intel para evitar problemas de compatibilidade de código e outros conflitos.

É esperado que a Intel possa abordar essas questões relacionadas à disponibilidade do código aberto do XeSS, o que também abriria portas para suporte nativo a XeSS em diferentes sistemas operacionais.

O XeSS 1.2 traz consigo a adição de suporte para escalonamento de resolução dinâmica, além de várias correções de bugs, melhorias de estabilidade e otimizações de desempenho. Uma nova biblioteca, libxess.dll, agora pode ser distribuída com aplicativos. O XeSS SDK 1.2 mantém compatibilidade com as versões anteriores v1.0 e v1.1.

Para mais informações detalhadas sobre o XeSS SDK 1.2, os interessados podem consultar o repositório da Intel no GitHub.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário