Além da decisão do Debian de promover o RISC-V como uma arquitetura oficial de CPU para o ciclo Debian 13, uma outra mudança importante de arquitetura/port de CPU está ocorrendo com a adição do LoongArch "Loong64" como uma nova porta do Debian.
A arquitetura de CPU LoongArch, desenvolvida pelo fabricante chinês Loongson, é baseada no MIPS64 e foi inspirada no RISC-V. Recentemente, tem havido um esforço significativo em projetos de código aberto para oferecer o suporte à arquitetura LoongArch. Esse suporte abriu caminho para a integração em compiladores de código aberto, manutenção contínua do kernel Linux e implementação em outros aspectos do ecossistema de código aberto.
A adição do LoongArch à família de portas do Debian foi realizada e agora os pacotes LoongArch estão disponíveis nos espelhos de arquivo do Debian Ports. O processo de bootstrap inicial do Debian para o LoongArch envolveu cerca de 200 pacotes, e o trabalho continua para tornar o sistema auto-hospedado. Uma vez que esse estágio de auto-hospedagem seja alcançado, o plano é que o Debian comece a executar pacotes Debian compilados em hardware de CPU LoongArch real, hospedado em plataformas Loongson.
Se você está interessado em acompanhar ou contribuir para o desenvolvimento do LoongArch como um porte Debian, pode encontrar informações detalhadas sobre esse processo inicial na lista de discussão do Debian.
Além disso, o dia em que essas notícias foram compartilhadas também marcou o Dia do Debian, celebrando 30 anos desde que Ian Murdock, o falecido fundador do Projeto Debian, deu início a essa iniciativa.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário