Hoje, o XWayland 23.2 atingiu a estabilidade como parte do código do X.Org Server, trazendo consigo a capacidade de suporte a janelas/clientes X11 em compositores Wayland. Este marco do XWayland 23.2 apresenta várias adições significativas.
A liderança deste lançamento e sua organização prévia para coincidir com os principais lançamentos de distribuições Linux H2'2023 mais uma vez foram realizadas por Olivier Fourdan, da Red Hat. O XWayland 23.2 traz algumas novas características notáveis, incluindo suporte opcional para a emulação de entrada (EI) através da biblioteca libei, o suporte ao protocolo de controle de rasgo(tearing control) e a capacidade de redimensionar o modo rootful do XWayland usando libdecor.
Um protocolo interessante é o wp-tearing-control-v1, que permite opcionalmente que o screen tearing ocorra com a virada de página assíncrona, visando menor latência ou desempenho máximo em jogos sem a preocupação com a renderização perfeita.
Além desses recursos, o XWayland 23.2 traz várias correções voltadas para a plataforma DRM em sistemas operacionais BSD, bem como otimizações de código, melhorias para janelas com profundidade de 24 bits e uma série de correções de bugs.
Mais informações sobre o lançamento podem ser encontradas no breve anúncio na lista de discussão do X.Org. Isso representa um passo adiante significativo no aprimoramento da integração entre o X11 e os compositores Wayland.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário