FERRAMENTAS LINUX: O suporte do Intel Sapphire Rapids PECI está chegando com o Kernel Linux 6.6

terça-feira, 15 de agosto de 2023

O suporte do Intel Sapphire Rapids PECI está chegando com o Kernel Linux 6.6

 

As modificações na Interface de Controle de Ambiente da Plataforma da Intel (PECI) foram preparadas para a próxima etapa de desenvolvimento do kernel Linux 6.6 e incluem a expansão do suporte para abranger as plataformas de servidores "Sapphire Rapids" da 4ª geração Xeon.

A Intel PECI é um canal de comunicação proprietário utilizado pelas CPUs Intel e componentes de chipset. A presença do PECI em plataformas de servidores Intel existe há mais de uma década, enquanto o suporte ao kernel Linux foi adicionado no ano passado. Essa implementação permite que informações térmicas e outros detalhes ambientais do hardware sejam acessados por dispositivos externos à plataforma, como BMCs (Baseboard Management Controllers) em servidores, para monitoramento e controle.

Com a solicitação pull para adicionar o suporte do PECI ao Kernel Linux 6.6, a capacidade de comunicação com os processadores Intel Sapphire Rapids está agora integrada a esse código do driver de monitoramento de hardware. Além disso, um nó controlador Nuvoton PECI também foi adicionado como parte desse pull request. O suporte ao Sapphire Rapids foi testado e demonstrou a funcionalidade de relatórios de temperatura da CPU e das memórias DIMM através da interface PECI.

Dessa forma, essas alterações significam que o kernel Linux 6.6 será capaz de interagir mais efetivamente com as CPUs da linha Intel Xeon "Sapphire Rapids", possibilitando o monitoramento e controle avançados desses sistemas por meio da interface PECI.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário