FERRAMENTAS LINUX: O Utilitário cpupower do Kernel Linux 6.6 habilita novos recursos no AMD P-State

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

O Utilitário cpupower do Kernel Linux 6.6 habilita novos recursos no AMD P-State


É interessante ver o utilitário cpupower do Linux adicionar o suporte para ajustar os novos recursos do driver AMD P-State no próximo ciclo do kernel Linux 6.6. Com essas adições, os usuários poderão realizar configurações relacionadas à energia da CPU de forma mais conveniente, sem a necessidade de lidar diretamente com a interface sysfs do driver.

As principais adições de recursos no utilitário cpupower incluem:

1- O suporte para alterar o modo AMD P-State: O driver AMD P-State permitirá que os usuários mudem dinamicamente o modo de operação entre os modos autônomo passivo, ativo e guiado. Com a nova opção "amd-pstate-mode" no utilitário cpupower, será possível ajustar o modo AMD P-State sem precisar acessar diretamente a interface sysfs do driver. Além disso, essa opção poderá ser configurada durante a inicialização do sistema usando a opção amd_pstate= nos kernels existentes.

2- A opção "turbo-boost": O utilitário cpupower adicionará suporte para processadores que expõem a interface cpufreq/boost sysfs, como a Intel, AMD e alguns processadores Arm. Com a opção "cpupower set --turbo-boost 1", os usuários poderão ativar o modo de aumento de frequência da CPU, e com "cpupower set --turbo-boost 0", poderão desativar esse modo, se desejado.

3- O suporte para alteração do valor de preferência de desempenho de energia (EPP): Essa funcionalidade permitirá ajustar o valor EPP do utilitário cpupower para indicar a preferência de energia/desempenho, influenciando o comportamento de escala de frequência da CPU. Essa opção será exposta como "epp" no cpupower.

Essas adições foram enviadas ao ramo "-next" do subsistema de gerenciamento de energia do Linux antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 6.6 no final de agosto. Embora os usuários já possam lidar com esses recursos nas versões atuais do kernel Linux por meio de interfaces sysfs, a inclusão dessas opções no utilitário cpupower visa facilitar o ajuste para os usuários finais. Além disso, com o ciclo atual do Linux 6.5, o AMD P-State EPP "ativo" tornou-se o novo padrão para as CPUs Ryzen, trazendo melhorias de desempenho para esses processadores.




Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário