FERRAMENTAS LINUX: O Driver de exibição do Linux trabalha para um SoC RISC-V popular e de baixo custo

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

O Driver de exibição do Linux trabalha para um SoC RISC-V popular e de baixo custo

 

É empolgante ver o progresso contínuo da StarFive em relação ao SoC JH7110 RISC-V. Ontem, foram postados os patches "v1" de um novo driver Direct Rendering Manager (DRM) destinado a fins de exibição com o JH7110 SoC. Esse SoC de baixo custo é encontrado em placas como VisionFive, PINE64 Star64 e outras placas de computadores de placa única RISC-V de baixo custo.

O driver DRM desenvolvido pela StarFive Tech suporta a estrutura de gerenciamento de memória GEM e é suficiente para habilitar o controlador de exibição com exibição HDMI no JH7110 SoC. Embora tenham havido patches anteriores para esse driver, a versão atual foi marcada como "v1 v1" ontem.

É importante destacar que este driver foca apenas na configuração de modo de kernel (KMS) e no gerenciamento de buffer para fins de exibição, não oferecendo aceleração de hardware 2D ou 3D. O controlador de exibição do JH7110 é suportado por meio de VeriSilicon / Innosilicon IP.

É animador ver todo esse esforço da StarFive para upstreaming (envio para o repositório principal do kernel) em torno do SoC JH7110, que se tornou bastante popular devido ao seu baixo custo e vem sendo utilizado em muitos projetos de computadores de placa única RISC-V. O JH7110 é equipado com quatro núcleos de processador U74 de até 1,5 GHz, um cache L2 de 2 MB, StarFive ISP, Vision DSP e um StarFive Neural Network Engine. Além disso, outras partes do suporte à série StarFive JH7100 também foram enviados em ciclos recentes do kernel. Esperamos ansiosamente que este driver de exibição DRM esteja pronto para ser integrado ao kernel principal em breve, permitindo uma experiência de exibição sólida para os usuários do SoC JH7110 .





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário