FERRAMENTAS LINUX: A AMD permitirá a inicialização contínua em hardware gráfico Radeon moderno

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

A AMD permitirá a inicialização contínua em hardware gráfico Radeon moderno

 

Nos últimos dois anos, o driver AMDGPU Linux da AMD tem oferecido suporte para inicialização contínua em APUs Van Gogh, que são principalmente usadas no Steam Deck da Valve. 


O AMD Seamless Boot proporciona uma experiência de inicialização contínua, com o objetivo de evitar configurações de modo redundantes e desnecessárias pelo driver. Após alguns anos de suporte limitado a hardware específico, novos patches têm como objetivo ampliar o uso do Seamless Boot para mais hardware gráfico da AMD Radeon.

O engenheiro AMD Linux, Mario Limonciello, enviou um conjunto de patches para habilitar o AMD Seamless Boot em mais hardware, especificamente, estendendo-o para todo o hardware DCN 3.0+ (Display Core Next). Isso significa que todas as GPUs AMD Radeon RDNA2 e RDNA3 mais recentes com Display Core Next 3.0 ou versões mais recentes podem desfrutar dessa experiência de inicialização contínua, idealmente sem interrupções.

O DCN 3.0 foi introduzido nos processadores gráficos Radeon RX 6000 (RDNA2), enquanto os gráficos integrados e discretos mais recentes da AMD continuaram a usar versões mais recentes do IP DCN 3.x.

A inicialização contínua permite que o conteúdo permaneça no framebuffer desde a pré-inicialização, evitando que a tela fique "pintada de preto" durante o processo de inicialização. O fluxo de inicialização ideal envolve etapas como a exibição do logotipo do fornecedor pela UEFI Firmware, a continuação silenciosa do GRUB, o início do Plymouth que adiciona o logotipo do sistema operacional, a carga do DRM sem alterações de modo, a carga do driver amdgpu também sem alterações de modo e, finalmente, o início do ambiente gráfico (como o GDM).

Anteriormente, essa funcionalidade estava disponível apenas em hardware Van Gogh, mas com essa série de patches, ela está sendo estendida de forma mais ampla para todo o hardware com DCN3.0+.

Os patches estão disponíveis para revisão, e com sorte, esperamos que sejam incorporados ao Linux 6.7. Eles também permitem definir o amdgpu.seamless=1 se você quiser experimentar o comportamento do AMD Seamless Boot em gráficos Radeon mais antigos.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário