Hoje foram enviadas as atualizações para o subsistema de mídia do kernel Linux 6.6, e uma das mudanças mais significativas é a introdução dos drivers Intel IVSC MEI.
Além disso, houve uma extensão na lógica da ponte Intel IPU para que funcione com esses novos drivers.
O IVSC se refere ao Controlador de Sensibilidade Visual Intel e essas atualizações passaram por várias revisões antes de serem finalmente incorporadas.
Esse suporte é essencial para permitir que os serviços de firmware IVSC controlem o sensor da câmera e a conexão CSI-2 por meio do driver Intel da Unidade de Processamento de Imagem (IPU) da Intel.
A Intel já mantém o driver ivsc fora da árvore principal no GitHub, destinado ao uso em plataformas móveis, como o Alder Lake. No final das contas, essa implementação visa melhorar o suporte para webcams no Linux em dispositivos Alder Lake e laptops Intel mais recentes.
A inclusão do IVSC possibilitará uma maior capacidade de visão com consciência contextual e, eventualmente, permitirá o processamento de dados de imagem com um mecanismo de IA incorporado.
Além dos drivers Intel IVSC para o Kernel Linux 6.6, o subsistema de mídia também recebeu novos drivers i2c para hardware ds90ub913, ds90ub953, ds90ub960, dw9719 e ds90ub913. O driver Intel AtomISP2 foi ajustado para funcionar com o driver de mídia ov2680, resultando na remoção do driver de teste AtomISP2 ov2680. O driver de mídia BTTV também foi finalmente adaptado para a estrutura VideoBuf2 em vez da estrutura VideoBuf original, o que provavelmente levará à remoção da antiga estrutura VideoBuf no ciclo do kernel v6.7.
Para obter mais detalhes sobre essas atualizações no driver de mídia para o Kernel Linux 6.6, você pode consultar a solicitação de pull mencionada no link fornecido.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário