As modificações no DeviceTree para o Kernel Linux 6.6 trazem a capacidade de criar nós DeviceTree (DT) para dispositivos PCI.
A liderança nesse esforço foi assumida pela AMD, com o objetivo de aplicar sobreposições DeviceTree a dispositivos PCI que contenham dispositivos downstream não automaticamente detectáveis.
Nos últimos meses, engenheiros da AMD têm trabalhado arduamente no desenvolvimento desses patches para permitir a criação de nós DeviceTree para dispositivos PCI. Essa adição de suporte possibilita a descrição de periféricos de hardware presentes em um endpoint PCI, mas que não são detectados automaticamente.
Essa funcionalidade permite reutilizar código de driver compatível com Open Firmware (OF), normalmente usado em plataformas SoC (System-on-a-Chip), para os sistemas baseados em PCI.
A AMD está particularmente interessada em aplicar essa funcionalidade em suas placas aceleradoras Xilinx Alveo baseadas em FPGA. Além disso, um driver de controlador Ethernet da Microchip, o LAN9662, também está sendo preparado separadamente para fazer uso desse novo recurso do DeviceTree.
Ao longo do último ano, essa nova funcionalidade do DeviceTree para dispositivos PCI passou por várias revisões e, finalmente, nesta semana, foi incorporada à árvore principal do kernel.
A solicitação de pull para o DT adicionou a capacidade de gerar nós DT para dispositivos PCI, juntamente com várias outras alterações e atualizações significativas relacionadas ao crescente número de dispositivos suportados no DeviceTree.
Até a próxiam !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário