Sriram Ramkrishna da Intel, que atua como gerente de comunidade e relações com desenvolvedores da oneAPI, realizou um encontro virtual da oneAPI esta semana com David Airlie da Red Hat.
Airlie não precisa de apresentações para os leitores, devido às suas contribuições de longa data para os drivers gráficos do kernel Linux, Mesa e trabalhos relacionados a gráficos de código aberto na Red Hat. Airlie compartilhou algumas observações interessantes sobre as atuais pilhas de computação de GPU Linux de diferentes fornecedores e os desafios associados.
O encontro oneAPI com David Airlie concentrou-se principalmente em suas opiniões sobre as diferentes pilhas de computação gráfica, as áreas que podem ser melhoradas e muito mais. Embora tenha se concentrado principalmente na perspectiva de código aberto, Airlie reconheceu o sucesso do CUDA da NVIDIA, pois ele funciona em todas as GPUs NVIDIA, independentemente de serem destinadas a consumidores ou a estações de trabalho/data centers.
Ele também destacou a importância de os fornecedores não se concentrarem demais em HPC/data centers e em suas estruturas organizacionais corporativas, que às vezes podem segmentar demais os produtos entre consumidores e profissionais.
Airlie também abordou os desafios da perspectiva das distribuições Linux, desde fornecedores que não compreendem o código aberto até os frequentes forks do LLVM/Clang mantidos por diferentes pilhas de drivers. E, é claro, a abordagem mais amigável ao código aberto para computação GPU gira em torno de padrões abertos do Grupo Khronos, como SYCL, OpenCL e computação Vulkan.
Para aqueles interessados nas opiniões e discussões de Airlie sobre esses tópicos, podem encontrar a apresentação do encontro oneAPI incorporada abaixo para obter algum conteúdo interessante para o fim de semana.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário