FERRAMENTAS LINUX: Os eventos do Perf para o Kernel Linux 6.6 se preparam para o Crestmont da Intel no Grand Ridge e Sierra Forest

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Os eventos do Perf para o Kernel Linux 6.6 se preparam para o Crestmont da Intel no Grand Ridge e Sierra Forest

 


As alterações no evento perf foram enviadas na semana que passou para a janela de mesclagem do kernel Linux 6.6, que está em andamento, com modificações neste ciclo para as arquiteturas Intel, AMD e Arm.

O suporte ao Crestmont PMU da Intel está agora ativo, trazendo mudanças de desempenho para o Linux 6.6. O Crestmont é o projeto do núcleo E da Intel destinado a ser utilizado nos futuros processadores Grand Ridge e Sierra Forest. 

O Crestmont é bastante semelhante ao núcleo E do Meteor Lake, mas com a adição do recurso de registro de eventos LBR. As mudanças de desempenho estão preparando este projeto Crestmont E-core exclusivamente.

Há algum tempo, os engenheiros da Intel no ambiente Linux têm estado envolvidos na integração de diversos componentes relacionados ao Sierra Forest e Grand Ridge (juntamente com os robustos Granite Rapids). 

Grande parte desse trabalho parece estar em andamento, embora alguns recursos, como o suporte ao Crestmont PMU, ainda estejam sendo integrados. 

De qualquer forma, antes de vermos esses processadores no próximo ano, é importante que o suporte principal do kernel Linux esteja em boa forma.

No que diz respeito ao AMD, há atualizações relacionadas ao tratamento de eventos IBS e outras modificações no tratamento de desempenho para os processadores Zen 4. O suporte inicial para o Zen 4 IBS, que é a amostragem baseada em instruções, já foi fornecido em versões anteriores do kernel.

Por outro lado, no âmbito do Arm, estão em curso trabalhos de desempenho e alterações no driver PMU da Arm para lidar melhor com eventos Arm big.LITTLE.

Para obter mais detalhes sobre as alterações no evento perf para o Kernel Linux 6.6, você pode consultar este pull request.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário