Hans-Kristian Arntzen, da equipe de gráficos Linux/Proton da Valve, lançou o VKD3D-Proton 2.10 como a mais recente versão com novos recursos dessa implementação da API Direct3D 12, construída sobre o Vulkan, que permite a execução de jogos modernos do Windows no Linux através do Steam Play.
O VKD3D-Proton 2.10 adiciona o suporte para usar a extensão NV_memory_decompression da NVIDIA para implementar o suporte à compactação GDeflate acelerada por GPU do Microsoft DirectStorage. Além disso, foi implementada uma versão baseada em shaders que funciona com o driver Radeon RADV.
Essa versão também suporta o uso da extensão NV_device_generated_commands_compute para tornar a computação GPU mais eficiente com a extensão DGC. Além disso, o VKD3D-Proton 2.10 traz suporte para o Shader Model 6.7, diversas novas extensões Vulkan, otimizações de estrutura de aceleração em lote e outras melhorias de desempenho.
Assim como em versões anteriores do VKD3D-Proton, esta atualização também inclui várias correções de bugs e soluções alternativas específicas para jogos. Entre as correções nesta versão estão melhorias para os jogos Age of Wonders 4, Halo Infinite, Street Fighter 6, Unreal Engine 5 e muito mais.
O uso de construções de estrutura de aceleração em lote no VKD3D-Proton deve proporcionar um desempenho consideravelmente melhor, especialmente para o ray-tracing de raios no driver RADV. Isso representa uma melhoria significativa no desempenho de construção, conforme mencionado nas notas de lançamento. Anteriormente, havia uma proposta de fusão para que a Mesa construísse a estrutura de aceleração em lote no driver RADV, mas essa funcionalidade agora foi implementada diretamente no VKD3D-Proton via Github.
Essas melhorias mais recentes no Steam Play provavelmente significarão que uma nova versão do Proton será lançada em breve no Steam, já que DXVK 2.3 e DXVK-NVAPI 0.6.4 também foram lançados nos últimos dias.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário