FERRAMENTAS LINUX: O backend AMDGPU LLVM começa a ver adições para novas instruções de atualização do RDNA3

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

O backend AMDGPU LLVM começa a ver adições para novas instruções de atualização do RDNA3

 

Durante o verão, o desenvolvimento do back-end do compilador AMDGPU no projeto principal do LLVM deu início a suporte para os novos alvos, GFX1150 e GFX1151, que, com base nas informações disponíveis, provavelmente correspondem às APUs "RDNA3 Refresh". 

Inicialmente, esse trabalho começou de forma discreta, com poucas divergências em relação ao suporte GFX11 já existente. No entanto, ao longo do tempo, começamos a observar a introdução de novas instruções destinadas aos processadores gráficos da atualização RDNA3.

Ontem de manhã, essas mudanças foram incorporadas ao repositório Git do LLVM, introduzindo novas instruções flutuantes SALU para os dispositivos GFX1150. Posteriormente, foi realizada a fusão das atualizações para a geração de código correspondente a essas novas instruções de ALU de ponto flutuante escalares.

Embora os comentários do código e as mensagens de commit não forneçam muitos detalhes adicionais sobre essas novas instruções SALU de ponto flutuante, elas estão claramente relacionadas ao hardware de atualização RDNA3.

É importante notar que o back-end do compilador AMDGPU no projeto LLVM é utilizado por vários componentes da AMD, incluindo o driver RadeonSI e o ROCm, além de outros componentes de driver gráfico.

 Por outro lado, o driver Mesa RADV Vulkan concentra-se no compilador ACO, com suporte da Valve.

É gratificante ver o suporte à atualização RDNA3 "GFX1150" sendo integrado ao pré-lançamento, seguindo a tendência habitual da AMD. Se o ritmo dos últimos anos se mantiver, podemos esperar que tudo esteja pronto e funcionando de forma sólida quando as APUs de próxima geração, equipadas com gráficos RDNA3 atualizados, chegarem ao mercado.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário