FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.6 permite o rastreamento de estatísticas de uso de CPU Cgroup por CPU

terça-feira, 12 de setembro de 2023

O Kernel Linux 6.6 permite o rastreamento de estatísticas de uso de CPU Cgroup por CPU

 


Com a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.6, houve uma mudança notável nas alterações do cgroup que vale a pena mencionar.

No novo código cgroup do Kernel Linux 6.6, agora está sendo realizado o rastreamento das estatísticas de uso da CPU por CPU. Isso foi observado na fusão do cgroup na semana passada com o Kernel Linux 6.6 Git. Essas estatísticas de uso da CPU por CPU podem ser expostas por meio de eBPF, mas, atualmente, não estão disponíveis através da interface cgroupfs. No futuro, uma versão do kernel posterior deve expor essas estatísticas de uso por CPU via cgroupfs assim que uma interface apropriada for estabelecida.

Um patch implementado durante o verão forneceu mais informações sobre como essas estatísticas de uso da CPU por CPU estão sendo rastreadas:

"Agora, a variável de membro 'bstat' da estrutura 'cgroup_rstat_cpu' registra o tempo por CPU do próprio cgroup, mas não inclui o tempo por CPU de seus descendentes. O tempo por CPU incluindo os descendentes é muito útil para calcular o uso da CPU pelos cgroups.

Embora possamos obter indiretamente o tempo total por CPU do cgroup e seus descendentes acumulando o 'bstat' por CPU de cada descendente do cgroup, depois que um cgroup filho for removido, perderemos suas informações de 'bstat'. Isso fará com que o valor cumulativo não seja monotônico, afetando assim a precisão do uso da CPU pelos cgroups.

Portanto, adicionamos a variável 'cumul_bstat' para registrar o tempo total por CPU deste cgroup e seus descendentes, semelhante a "cpuacct.usage*" no cgroup v1. Isso também é útil para a migração do cgroup v1 para o cgroup v2. Após adicionar esta variável, podemos obter o tempo por CPU do cgroup e seus descendentes no modo usuário por meio do eBPF, etc."

Esta contribuição significativa no cgroup para o kernel principal foi realizada pelos engenheiros da Bytedance.







Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário