O GNU Boot tem como objetivo ser um "firmware de inicialização que respeita a liberdade", baseado no Coreboot/Libreboot, mas com a intenção de ser mais fácil de compilar e com um escopo mais restrito de placas-mãe/sistemas suportados, destinado àqueles que não dependem de nenhum componente de código fechado/proprietário.
O GNU Boot tomou a decisão de se separar do Libreboot devido a políticas diferentes em relação à redução de componentes binários no código-fonte. Houve um episódio de conflito durante o verão, quando o projeto Libreboot tentou lançar uma versão do GNU Boot que não era oficial/autorizada.
De qualquer forma, este fim de semana marcou o lançamento do GNU Boot 0.1 RC1.
Eles estão solicitando ajuda para testes, especialmente de pessoas que tenham a capacidade de recuperar computadores que não inicializam mais. Isso ocorre porque, embora tenham feito alterações mínimas no código usado pela última versão do Libreboot, que não continha software não-livre, ainda não testaram todas as imagens, e há o risco de incompatibilidades que podem deixar os computadores inoperáveis.
Se o código funcionar bem durante os testes, eles provavelmente o lançarão na versão atual, mas os mantenedores atuais ainda têm muito trabalho a fazer antes do lançamento. Isso inclui a integração do código do site, a busca por boas maneiras de implantá-lo e garantir que a documentação de instalação esteja funcionando corretamente, além de aceitar contribuições de código, o que planejam fazer no primeiro lançamento ou antes, dependendo de como as coisas evoluírem.
Atualmente, o GNU Boot não é tão simples de usar quanto o Coreboot, devido à infraestrutura limitada. O repositório do site está vazio no momento, e há pouca documentação publicada, especialmente sobre quais placas-mãe eles oferecem suporte ou seus planos futuros. De qualquer forma, será interessante ver o que o GNU Boot trará no futuro.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário