Ontem, Masahiro Yamada enviou todas as atualizações de recursos do Kconfig destinadas à janela de mesclagem do Kernel Linux 6.6.
O destaque do trabalho no Kconfig é a GUI "make xconfig", que agora tem suporte para a compatibilidade com o toolkit Qt6.
O desenvolvedor Boris Kolpackov fez a portagem da interface gráfica de usuário "make xconfig" do Linux para que funcione com o Qt6, mantendo a compatibilidade com o toolkit Qt5, pelo menos na versão Qt 5.15 LTS. Versões anteriores do Qt5 não são mais verificadas/testadas. No entanto, com algumas dezenas de linhas de alterações no código Kconfig, "make xconfig" agora pode ser construído para Qt 5.15 LTS ou para o mundo Qt6, e foi verificado que funciona com Qt 6.4.
O port do "make xconfig" para o Qt6 é um port direto, ajustando o uso da API quando necessário, sem revisar a interface de usuário nem fazer quaisquer mudanças drásticas. Isso é uma boa notícia para aqueles que estão fazendo a transição do Qt5 em seus sistemas e preferem usar "xconfig" para gerenciar a configuração do kernel Linux. Para os curiosos, as capturas de tela neste artigo utilizam o novo código Kbuild Git para executar a interface xconfig construída para o Qt 6.4 no Ubuntu Linux.
Além disso, as atualizações do Kconfig para o Linux 6.6 habilitam o aviso do compilador -Wenum-conversion quando suportado, refatoram o alvo "rpm-pkg" para construir RPMs do kernel, habilitam avisos adicionais do compilador para compilações de kernel com "W = 1", permitem que o pacote fonte Debian suporte "DEB_BUILD_OPTIONS =parallel=N" para controlar o número de trabalhos de construção paralelos, e incluem vários outros refinamentos.
Você pode consultar a solicitação pull do Kbuild para obter a lista completa de alterações relacionadas ao Kernel Linux 6.6.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário