Desde o início deste ano, a AMD tem trabalhado em patches para habilitar o Dynamic Boost Control (DBC) no Linux. Este é um novo recurso presente em alguns SoCs AMD que permite que uma "entidade autenticada" tenha maior controle sobre certas características do SoC para melhorar o equilíbrio entre potência e desempenho.
O AMD DBC foi incorporado ao kernel Linux 6.6 há poucos dias, e novos patches foram postados para estender o suporte a plataformas adicionais para essa funcionalidade Dynamic Boost Control.
O AMD Dynamic Boost Control é interessante para aprimorar o ajuste de potência e desempenho dos SoCs Ryzen. No entanto, a sua integração envolve o PSP/CCP para garantir o controle de "entidades autenticadas", o que pode levantar preocupações para alguns entusiastas do Linux e defensores do código aberto. Além de um simples script de exemplo para o espaço do usuário, ainda não temos muitas informações sobre como os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e desenvolvedores de placas-mãe aproveitarão esse novo recurso. Até o momento, não houve muitas informações públicas sobre a funcionalidade geral do AMD Dynamic Boost Control.
Embora o suporte ao AMD DBC tenha sido incorporado ao kernel principal do Linux recentemente, uma nova série de patches está adicionando suporte para uma "nova" plataforma DBC. Essa nova cobertura de plataforma se aplica a plataformas não identificadas que suportam esse recurso de hardware por meio de uma abordagem de caixa de correio diferente daquela inicialmente habilitada pelos patches originais do DBC.
Os patches não fornecem detalhes sobre essa "nova plataforma" que faz uso dessa abordagem alternativa para habilitar o DBC. Presume-se que sejam SoCs de próxima geração, dada a falta de detalhes e a ausência de suporte inicial, mas é positivo ver a AMD trabalhando continuamente nessas melhorias para o cliente Linux.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário