Acompanhando o trabalho da AMD no projeto AMD openSIL, que visa abrir o código de inicialização de silício da CPU para substituir o AGESA em futuras plataformas de hardware, foi feita uma atualização no código inicial do EPYC "Genoa" para o Coreboot, juntamente com o alvo da placa-mãe Onyx.
O projeto AMD openSIL inicialmente oferece suporte aos processadores EPYC 9004 "Genoa", e a placa-mãe de referência suportada é a Onyx.
É notável que a placa-mãe de referência AMD Onyx seja a primeira placa a oferecer suporte ao Genoa no Coreboot, em vez do design de referência mais comum conhecido como Titanite 2P.
Nesse commit, foi adicionado o "código mínimo viável para compilação" para o SoC AMD Genoa. Em seguida, também foi implementada a estrutura mínima para a placa-mãe AMD Onyx.
Este é apenas o início do suporte ao AMD EPYC "Genoa" de 4ª geração para o Coreboot, com trabalho contínuo realizado pelos engenheiros da AMD e pela empresa de consultoria de segurança 9elements. Há ainda muito mais código relacionado ao Genoa ainda está em análise para ser incorporado ao Coreboot.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário