Durante a primeira semana do ciclo do Kernel Linux 6.6, uma das mudanças notáveis foi a atualização do carregador de microcódigo da CPU x86, que agora torna esse suporte uma parte incondicional das compilações do kernel x86/x86_64.
Os engenheiros da Intel têm estado ocupados trabalhando em algumas melhorias no código de atualização do microcódigo da CPU no Linux. Além disso, nas últimas semanas, foram realizadas correções fundamentais no tratamento do microcódigo da CPU x86 de 32 bits.
Para o Kernel Linux 6.6, houve uma limpeza inicial no carregador de microcódigo da CPU x86 e também tornou o código principal do carregador habilitado incondicionalmente. Agora, não é mais controlado por um switch de configuração Kconfig durante a compilação, facilitando a presença desse suporte.
A maioria das pessoas compila seus kernels com suporte para a atualização de microcódigo x86, o que é altamente recomendado nos dias de hoje. As atualizações de microcódigo frequentemente corrigem problemas de funcionamento e tratam de vulnerabilidades de segurança da CPU. No entanto, é importante observar que a habilitação incondicional desse suporte pode não ser apreciada por grupos como o GNU Linux-libre, que são contra a atualização/manipulação em tempo de execução de qualquer blob de microcódigo/firmware.
Essa limpeza no carregador de microcódigo é apenas o primeiro passo, como mencionado este pull do microcódigo x86, e prepara o terreno para os futuros trabalhos de habilitação de recursos nessa área específica do microcódigo.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário