FERRAMENTAS LINUX: O suporte limitado para o SoC da AMD Pensando Elba pode finalmente chegar ao upstream no Kernel Linux 6.7

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

O suporte limitado para o SoC da AMD Pensando Elba pode finalmente chegar ao upstream no Kernel Linux 6.7

 

Há um ano e meio, a empresa Pensando vem trabalhando para habilitar o suporte para o SoC Elba no kernel Linux principal. Esse processo começou logo após o anúncio da aquisição da Pensando pela AMD. 

Durante esses 18 meses, o trabalho para ativar o SoC AMD-Pensando Elba passou por 16 rodadas de revisão de código, mas ainda não foi totalmente integrado. No entanto, parte do código de ativação inicial pode finalmente ser incluída no Linux 6.7.

O SoC AMD-Pensando Elba é uma unidade de processamento de dados (DPU) projetada para melhorar a infraestrutura de armazenamento e rede. Ele inclui dezesseis núcleos Arm Cortex-A72, controladores de memória DDR4/DDR5 duplos, 32 pistas de conectividade PCIe Gen3 ou Gen4, redes de 200 GbE duplas ou 100 GbE quádruplas, aceleração de criptografia e outros recursos para casos de uso de DPU.

A AMD-Pensando tem trabalhado continuamente nos patches para oferecer suporte ao SoC Elba no kernel Linux principal, mas até agora não conseguiu alcançar o sucesso completo. Arnd Bergmann, um desenvolvedor veterano do kernel Linux e mantenedor do subsistema SoC, resumiu a situação atual dos patches Elba SoC após a 16ª revisão. Ainda não existe um consenso sobre como tratar o suporte do controlador SoC, mas Arnd sugere que a AMD deveria incluir o suporte básico do SoC no Linux 6.7, enquanto o trabalho no driver do controlador SoC continuaria em andamento. Ele escreveu na sua postagem fa lista de e-mails:

"Lamento ter ficado fora do circuito por tanto tempo e espero que possamos encontrar uma maneira de gerenciar seu suporte SoC em breve. Minha impressão é que os patches de suporte normais (1, 3, 4 e 5) são amplamente incontroversos, enquanto o suporte ao controlador SoC parece que ainda não estamos convergindo para algo que esteja pronto para ser mesclado, então eu sugiro que você divida as duas partes e envie o suporte básico para inclusão no linux-6.7 enquanto continuamos a discutir o driver do controlador soc."

O controlador Elba SoC é um dispositivo conectado via SPI com vários registros de controle e status na placa. Arnd explicou que o principal problema com o driver atual é que ele não segue as abstrações normais do kernel, criando uma interface de baixo nível para lidar com a funcionalidade no espaço do usuário. Isso cria responsabilidades tanto para a ABI do usuário quanto para a implementação do kernel e evita a conformidade com as práticas comuns do kernel. Ele sugeriu que a documentação da interface do software SPI ou o código-fonte da ferramenta do espaço do usuário seriam necessários para resolver esse problema.

Portanto, é possível que o suporte para o SoC AMD-Pensando Elba seja incluído no Linux 6.7 com suporte básico, deixando o suporte para o driver do controlador SoC para desenvolvimentos futuros. No entanto, o código do kernel permanece aberto e disponível, e isso não deve atrasar as implantações existentes nos data centers que já usam DPUs da Pensando. 

A maioria dos clientes provavelmente continuará usando as versões de software downstream do kernel fornecidas pela AMD.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário