FERRAMENTAS LINUX: Um patch do Dynamic Triple Buffering foi atualizado para o GNOME 45

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Um patch do Dynamic Triple Buffering foi atualizado para o GNOME 45

Na semana passada, o GNOME 45 foi lançado, trazendo diversas melhorias interessantes para a área de trabalho. No entanto, um recurso que ainda não foi incluído no projeto principal é o trabalho liderado pela Canonical no chamado "dynamic triple buffering " para o Mutter, o gerenciador de janelas do GNOME.

O dynamic triple buffering  é uma técnica usada para aumentar o desempenho quando necessário e tem demonstrado melhorar o desempenho de renderização em desktops, especialmente em sistemas com gráficos integrados Intel e em dispositivos como o Raspberry Pi. O Debian e o Ubuntu já incorporaram esse patch de buffer triplo dinâmico há algum tempo, uma vez que ele não foi incorporado ao código principal do GNOME.

No ciclo de desenvolvimento do GNOME 45, o buffer triplo novamente não foi incluído, mas Daniel van Vugt, da Canonical, atualizou o patch Debian/Ubuntu para torná-lo compatível com o Mutter 45.0.

De acordo com a solicitação de mesclagem para o Debian, que  foi feita na semana passada, preparando o caminho para o suporte ao buffer triplo dinâmico no Ubuntu 23.10 com o GNOME 45, cujo lançamento está previsto para meados de outubro. Esta atualização do patch também resolve um possível vazamento de recursos quando um monitor é desconectado, evitando situações que poderiam impedir que GPUs discretas entrassem em um estado de baixo consumo de energia. Além disso, uma correção para problemas de congelamento foi incluída.

Ainda não se sabe se o patch de buffer triplo dinâmico será atualizado para o ciclo do GNOME 46, que será lançado na primavera. Isso dependerá da aceitação e integração do patch pela equipe de desenvolvimento do GNOME.







Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário