Um conjunto de solicitações de mesclagem foi iniciado com o propósito de efetivamente remover o suporte à sessão X.Org (X11) para a área de trabalho GNOME.
Uma vez que essa alteração fosse implementada, o ambiente de área de trabalho se transformaria exclusivamente em Wayland.
Em sintonia com os esforços do Fedora 40, que visa desabilitar o suporte à sessão GNOME X11 (e também tornar o KDE Plasma 6 exclusivamente Wayland para o Fedora), a comunidade GNOME está considerando a possibilidade de desativar e eliminar o suporte à sessão X11.
A primeira solicitação de mesclagem propõe a remoção dos alvos da sessão X11 na sessão GNOME, indicando que esse é o primeiro passo para descontinuar completamente a sessão X11. Embora a funcionalidade X11 ainda esteja disponível para ser restaurada manualmente instalando os destinos no local apropriado, a decisão se baseia na diminuição dos testes e na padronização da sessão Wayland desde 2016. A ideia é remover os alvos neste ciclo, com a possibilidade de eliminar o restante do código da sessão X11 no próximo ciclo.
Uma segunda solicitação de mesclagem, a ser implementada provavelmente em um ciclo subsequente, visa remover efetivamente o código da sessão X11. Essa ação resultaria na eliminação direta de 3,6 mil linhas de código da sessão GNOME.
Embora tenham surgido preocupações sobre o impacto em desktops downstream, como Budgie e Pantheon, que ainda não concluíram totalmente a transição para Wayland, as discussões estão em andamento. Parece que 2024 está delineando o cenário para o GNOME se tornar exclusivamente compatível com o Wayland.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário