Além dos programadores de compiladores da Intel terem inserido extensivamente código no GCC e outros componentes do compilador de código aberto relacionados ao AVX10, durante o final de semana, o código começou a ser incorporado à base do GCC 14 Git para implementar as funcionalidades das Advanced Performance Extensions (APX).
A Intel anunciou as APX em julho, introduzindo mais registros e outras melhorias para impulsionar o desempenho sem alterações significativas na potência da CPU ou na área de silício. Desde então, os engenheiros de compiladores da Intel têm colaborado com as comunidades upstream do GCC e LLVM para viabilizar o suporte às APX.
O suporte ao APX_F inicial foi integrado ao GCC, juntamente com a inclusão de 16 novos registros de uso geral, e diversos patches relacionados à ativação inicial do APX EGPR. Você pode encontrar o fluxo de código APX na base do GNU Compiler Collection por meio desta pesquisa no Gitweb.
Além disso, ontem também foi mesclado o suporte inicial para a opção -mevex512.
Esse trabalho inicial em APX e AVX10 já está presente no GCC Git e será lançado oficialmente como GCC 14.1 nos primeiros meses do próximo ano. Será interessante observar o progresso da habilitação de APX e AVX10 a tempo para a versão estável do GCC 14.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário