Na última sexta-feira, os engenheiros do Google lançaram a versão beta do Chrome 119, trazendo consigo alguns recursos bastante interessantes.
O Chrome 119 Beta introduz, em primeiro lugar, a sintaxe relativa de cores CSS, conhecida como "RCS", que permite a definição de cores ao modificar os parâmetros de outras cores. Como exemplo prático fornecido pelo Google, ao utilizar "oklab(from magenta calc(l * 0.8) ab;)", obtemos um tom magenta oklab 80% mais claro que o original. Além disso, diversas outras funcionalidades CSS foram incorporadas ao Chrome 119.
Como um novo recurso de teste na versão beta do Chrome 119, agora é possível abrir pop-ups como janelas em tela cheia, utilizando um novo parâmetro de recursos de janela chamado "tela cheia".
Entretanto, uma mudança significativa é a remoção do WebSQL no Chrome 119. No ano anterior, o Google havia descontinuado o WebSQL como API de banco de dados para armazenar dados estruturados nos computadores dos usuários. Esse recurso, que já estava obsoleto desde 2010 e teve seu suporte removido pelo WebKit em 2019, enquanto o Gecko da Mozilla nunca o suportou, foi desativado no Chrome 119. O W3C encoraja agora o uso da API Web Storage, e embora um teste de descontinuação esteja disponível, ele será removido permanentemente do código-fonte no Chrome 123.
Para obter mais detalhes sobre todas as alterações na versão beta do Chrome 119, você pode conferir o blog do desenvolvedor do Chrome.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário