Nas últimas duas semanas, observamos um aumento significativo nos novos commits para o Coreboot, como parte do processo de habilitação do suporte à plataforma da série EPYC 9004 "Genoa".
Em setembro, o código de Genoa para o Coreboot foi integrado ao alvo da placa-mãe de referência AMD Onyx.
Nas últimas duas semanas, houve um esforço adicional para incorporar mais código de Genoa ao upstream.
Dentre os commits recentes relacionados a Genoa no Coreboot, destacam-se o suporte SMI, definições de GPIO e o suporte GPIO, a manipulação do registro de habilitação de decodificação VGA, ativação de UART e outros trabalhos relacionados.
Além disso, há outro código de ativação para o AMD Genoa que está atualmente pendente e em processo de revisão por meio do review.coreboot.org.
É positivo ver o suporte do AMD EPYC Genoa para o Coreboot se desenvolvendo, assim como o suporte para o Intel Sapphire Rapids. No entanto, até agora, o suporte de placa-mãe/plataforma tem sido principalmente limitado às placas-mãe de referência de cada fornecedor, com pouca adoção por parte de OEMs externos para implementações personalizadas em escala hiper.
Paralelamente ao trabalho contínuo do Coreboot para a série AMD EPYC 9004, a AMD está empenhada no desenvolvimento do openSIL para a inicialização de silício de CPU de código aberto, o que deverá substituir o AGESA em alguns anos.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário