O algoritmo de agendamento de pacotes de rede Fair Queue "FQ" do kernel Linux, que celebra seu 10º aniversário desde sua inclusão no ciclo do kernel Linux 3.12, está recebendo algumas melhorias significativas de desempenho na próxima versão do kernel Linux.
Eric Dumazet, do Google, dedicou esforços a uma série de aprimoramentos no código do algoritmo de agendamento de rede Fair Queue. O resultado final é uma melhoria de aproximadamente 5% no rendimento e um aumento de até 13% para pacotes UDP sem ritmo.
"net_sched: sch_fq: rodada de melhorias
No décimo aniversário do FQ, chegou a hora de torná-lo ainda mais eficiente.
A parte do FQ (como no Fair Queue) é um tanto custosa, pois implica a classificação e armazenamento de pacotes em uma estrutura por fluxo, seguido pela adição dessa estrutura em uma tabela hash. Além disso, as listas RR também contribuem para falhas na linha de cache. A maioria das qdiscs fq está praticamente inativa. Tentar compartilhar a largura de banda da NIC não traz benefícios significativos, permitindo que a qdisc se comporte mais como um FIFO.
Essa série de melhorias proporciona um aumento de 5% na taxa de transferência em cargas de trabalho intensivas em tcp_rr e um incremento de 13% para pacotes UDP (sem ritmo).
Essas otimizações no agendamento de pacotes FQ foram integradas ao branch net-next antes da abertura da janela de mesclagem do kernel Linux 6.7, que ocorrerá em cerca de um mês.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário