FERRAMENTAS LINUX: O suporte básico do Soc AMD Pensando Elba entra na fila antes do Kernel Linux 6.7

terça-feira, 3 de outubro de 2023

O suporte básico do Soc AMD Pensando Elba entra na fila antes do Kernel Linux 6.7

 

A longa saga de upstreaming do suporte Pensando Elba SoC da AMD agora está parcialmente encerrada, com os patches de ativação iniciais em torno do DeviceTree sendo enfileirados como parte das alterações do SoC destinadas ao ciclo do kernel Linux 6.7.

Conforme escrito no final de setembro, o suporte limitado para o SoC AMD Pensando Elba será atualizado após um ano e meio da publicação de dezesseis rodadas de revisão de código para este SoC destinado a servir como uma unidade de processamento de dados (DPU) para o descarregamento de infraestrutura. em torno de armazenamento e rede.


O que torna esse suporte inicial do kernel da linha principal limitado ou básico é que o driver do controlador SoC ainda não está pronto para ser principal, então apenas o suporte inicial do SoC/DeviceTree está chegando para esses bits não controversos. Esperamos que o driver do controlador SoC seja atualizado em um futuro não muito distante, uma vez que haja consenso entre os desenvolvedores AMD/Pensando e outros mantenedores do kernel upstream.


No final da semana passada, os patches iniciais do Pensando SoC foram adquiridos pela filial soc/dt do SoC.git antes da janela de mesclagem do Kernel Linux 6.7 ser aberta no final de outubro ou início de novembro. O SoC AMD-Pensando Elba consiste em dezesseis núcleos Arm Cortex-A72, controladores de memória DDR4/DDR5 duplos, 32 pistas de conectividade PCIe Gen3 ou Gen4, rede dupla de 200 GbE ou quádrupla de 100 GbE, armazenamento e descarregamento de criptografia e outros recursos para os casos de uso de DPU.





Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário