Apesar do lançamento do Python 3.12 no início deste mês, a primeira versão alfa do Python 3.13 já está disponível para testes e avaliações preliminares.
O Python 3.13 Alpha 1 marca apenas o início de uma série de sete lançamentos alfa planejados, durante os quais o desenvolvimento ativo de recursos permanece em andamento.
Esse trabalho continuará até o início de maio, indicando que estamos nos estágios iniciais, com muitos recursos novos ainda em fase de elaboração. Pode-se esperar melhorias adicionais de desempenho com o Python 3.13.
Até o momento, as mudanças iniciais no Python 3.13 concentram-se principalmente em descontinuações de recursos que serão removidos nas futuras versões 3.15~3.16. Algumas dessas descontinuações incluem a remoção das funções não documentadas ctypes.SetPointerType() e ctypes.ARRAY(), a obsolescência dos módulos getopt e optparse, e o http.server.CGIHTTPRequestHandler agora emite um aviso de descontinuação.
Algumas adições notáveis no Python 3.13 incluem a capacidade de permitir que o argumento de contagem seja uma palavra-chave com str.replace(), a remoção de recuos de docstrings, a aceitação de um argumento opcional "optimize" por ast.parse() para obter um AST otimizado, a introdução da nova função copy.replace(), a função os.process_cpu_count() que retornará o número de CPUs lógicas utilizáveis pelo thread de chamada do processo atual, uma interface de baixo nível para os descritores de arquivo de notificação de timer do Linux e uma melhoria de cerca de 30% na velocidade de textwrap.indent() para entradas grandes. Para mais detalhes sobre as primeiras alterações do Python 3.13, consulte as notas de versão do trabalho em andamento 3.13.
Os downloads e informações adicionais sobre o Python 3.13 Alpha 1 estão disponíveis no blog Python Insider.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário