FERRAMENTAS LINUX: O suporte do Soc Mobileye EyeQ 5 está sendo trabalhado para o kernel Linux principal

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

O suporte do Soc Mobileye EyeQ 5 está sendo trabalhado para o kernel Linux principal



O SoC Mobileye EyeQ 5, que pode impulsionar a direção totalmente autônoma (Nível 5) para veículos e fornecer outras tecnologias de direção assistida para uma variedade de automóveis, pode em breve ter suporte principal no kernel Linux.

Semelhante ao chip Tesla FSD com suporte ao kernel Linux principal via Samsung, o SoC Mobileye EyeQ5 pode em breve contar com suporte no kernel principal. Embora tenha sido desenvolvido sob a liderança da Intel e a Intel continue a ter a participação majoritária, o SoC EyeQ5 é baseado na arquitetura MIPS. A Mobileye também anunciou o EyeQ 6, mas o esforço atual de integração ao Linux está focado no EyeQ 5. A Mobileye tem uma longa história de aproveitamento do Linux, e o hardware provavelmente está usando seu próprio kernel downstream e outros componentes. No entanto, ter esse suporte SoC upstream facilita a manutenção e a transição para versões mais recentes do kernel Linux, se necessário.

Gregory Clement, da Bootlin, que lidera o esforço de integração deste SoC Mobileye, explicou sobre o chip: "O SoC EyeQ5 da Mobileye é baseado na arquitetura MIPS I6500 e possui vários controladores, como o clássico UART, I2C, SPI, bem como CAN-FD, PCIe, interface Octal/Quad SPI Flash, Gigabit Ethernet, MIPI CSI-2 e eMMC 5.1. Também inclui um módulo de segurança de hardware, hardware de segurança funcional e codificador MJPEG.


Uma peculiaridade deste SoC é que o endereço físico do DDDR excede 32 bits. Dado que a arquitetura é de 64 bits, este não é um problema, mas requer algumas mudanças na forma como o mips64 é gerenciado atualmente durante a inicialização."

Um conjunto de 11 patches habilita o SoC Mobileye EyeQ 5 com o estado atual do kernel Linux, bem como adiciona o DeviceTree necessário para a placa de avaliação/referência.

Embora o SoC EyeQ 5 seja baseado em MIPS64, a Mobileye continua a fazer parceria com o MIPS para o hardware futuro, mas será baseado em RISC-V. Além disso, considerando que o MIPS64 ISA está em um beco sem saída, as duas empresas anunciaram no ano passado que os futuros SoCs Mobileye usarão as CPUs MIPS eVocore no RISC-V.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário