O projeto Mesa é um software que permite que os drivers de código aberto usem os padrões OpenGL e Vulkan, que são usados para criar gráficos 3D.
O Mesa tem um código que permite que o OpenGL funcione no Direct3D 12, que é um padrão da Microsoft para gráficos 3D. Isso é útil para casos como Windows em dispositivos ARM que não têm drivers OpenGL nativos ou casos como WSL-g que permite usar gráficos do Subsistema Windows para Linux via D3D12. No começo da semana, esse código do Mesa estava no OpenGL 4.3, mas agora ele chegou no OpenGL 4.6.
Jesse Natalie, da Microsoft, é um desenvolvedor que contribui muito para o Mesa. Com o código integrado ontem, ele implementou as extensões que faltavam para o OpenGL 4.6, e também ativou o suporte ao SPIR-V. Essa integração é um grande avanço para aqueles que precisam usar os recursos mais recentes do OpenGL, mas estão limitados pela Microsoft e sem suporte nativo ao driver OpenGL. Logotipo OpenGL
O OpenGL 4.6 foi lançado em 2017 com muitos novos recursos para o OpenGL, mas desde então, grande parte da atenção da API gráfica foi para o Vulkan.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário