FERRAMENTAS LINUX: O AMD Advanced Media Framework adiciona o suporte Pro Vulkan e RADV experimental

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O AMD Advanced Media Framework adiciona o suporte Pro Vulkan e RADV experimental

 


A equipe GPUOpen da AMD anunciou no dia 23 a versão 1.4.33 do SDK do Advanced Media Framework (AMF). O foco do SDK da AMF continua sendo proporcionar um acesso ideal ao hardware AMD para processamento multimídia no Windows e Linux.

O SDK da AMF simplifica muitos dos detalhes de hardware/software da plataforma, facilitando para os aplicativos multimídia direcionarem DirectX/OpenGL/OpenCL com suporte para interoperabilidade entre as APIs. Uma característica notável do lançamento de hoje do AMF 1.4.33 é que o AMF no Linux agora pode ser usado com o driver AMDGPU-PRO Vulkan, que é distribuído como parte do pacote do driver Radeon Software para Linux, que é o driver Vulkan oficial da AMD construído em seu próprio compilador de shader.

De particular interesse para muitos leitores do Phoronix é o fato de que o AMF SDK 1.4.33 adiciona suporte experimental para a interface com o driver Mesa Radeon Vulkan “RADV”, que é mais comumente usado por jogadores e entusiastas do Linux. É animador ver que o AMD AMF finalmente oferece suporte ao RADV e às suas próprias opções de driver Pro Vulkan.

  • Suporte nativo DX12 para codificação e pré-análise foi adicionado
  • O codificador Vulkan agora é independente do driver Vulkan
  • Mudança para extensões públicas Vulkan Khronos para decodificador
  • AMF no Linux agora pode ser usado com AMD Pro Vulkan e experimentalmente com drivers RADV

  • Melhorias nos apresentadores de amostra

Para os usuários do Windows, a atualização AMF 1.4.33 adiciona o suporte nativo ao DirectX 12 para codificação e pré-análise de vídeo. Os Downloads e mais detalhes sobre a versão AMF SDK 1.4.33 podem ser encontrados no GitHub.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário