FERRAMENTAS LINUX: O Desktop Budgie 10.9 traz um trabalho inicial de portabilidade do Wayland

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

O Desktop Budgie 10.9 traz um trabalho inicial de portabilidade do Wayland

 Com a meta de lançar uma versão exclusiva do desktop Budgie 10 para Wayland até o final de 2024, o Budgie 10.9 foi lançado hoje com trabalhos iniciais de portabilidade para Wayland.


O Budgie 10.9, que foi lançado hoje, apresenta a portabilidade inicial para Wayland, e o budgie-session agora está gerenciando a sessão do desktop. Além disso, há um miniaplicativo Bluetooth redesenhado. O novo miniaplicativo Bluetooth do Budgie permite a conexão/desconexão direta para dispositivos pareados, indicações de duração da bateria e muito mais.

Em relação à portabilidade do Wayland, o Budgie 10.9 introduz portas iniciais de vários miniaplicativos e componentes para usar a biblioteca libxfce4windowing compatível com Wayland. O Budgie planeja usar o libxfce4windowing para lidar com algumas de suas criações no Wayland: "Embora o libxfce4windowing esteja em desenvolvimento ativo e ainda não tenha uma ABI estável, decidimos adotá-lo desde já para fazer a transição do Budgie 10 no X11 para o Budgie 10 no Wayland da maneira mais suave possível. O libxfce4windowing nos permite portar a funcionalidade para suportar o Wayland sem impactar negativamente o uso no X11, facilita o “dogfooding” inicial quando nosso trabalho de portabilidade estiver concluído e “liga o botão” com mais facilidade para oferecer suporte ao Wayland e abandonar totalmente o X11.

Para o Budgie 10.9, apenas o miniaplicativo “mostrar área de trabalho”, o alternador de janela Alt + Tab e o miniaplicativo da área de trabalho foram transferidos para o libxfce4windowing.

Em relação à nova sessão do Budgie 10.9, é um soft fork da Sessão 44 do GNOME.

E a captura de tela oficial da área de trabalho do Budgie 10.9: Desktop Budgie 10.9

Para mais detalhes sobre o lançamento do Budgie 10.9 para desktop, visite BuddiesOfBudgie.org.










Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário