Agora que o código do Wine 9.0 foi congelado e os lançamentos de desenvolvimento quinzenais estão em andamento, com foco no Wine 10.0 para o próximo ano, a 12ª parte do driver Wine Wayland foi disponibilizada para revisão. Este último lote de trabalhos do Wine Wayland envolve a implementação da emulação de mudança de modo de exibição.
Alexandros Frantzis continua a liderar o trabalho no driver Wine Wayland e na sexta-feira submeteu os patches mais recentes para habilitar a emulação de mudança de modo de exibição. Este suporte é crucial para rodar jogos do Windows no Wine em tela cheia no Wayland, mas em uma resolução mais baixa. Frantzis explicou neste pedido de mesclagem:
"Este MR utiliza o dimensionamento da superfície lateral do compositor existente no driver (através de wp_viewporter, atualmente usado para dimensionamento de Hi-DPI) para emular mudanças no modo de exibição. Isso funciona muito bem em coordenação com a tela cheia, pois o compositor não é necessário apenas para dimensionar a superfície, mas também para posicioná-la corretamente e fornecer um ambiente opaco (nota: alguns compositores não implementam corretamente os dois últimos recursos!).
Uma vez que: 1. Wayland não permite que os clientes alterem a configuração de exibição real, e 2. não há serviço consultável que mantém as informações de exibição de maneira consistente (à la xrandr), o MR usa as configurações do dispositivo win32 como a fonte da verdade para o modo de exibição atual. Permitimos que o win32u lide com a mudança do modo de exibição da maneira padrão (ou seja, apenas atualizando as configurações do registro) e fornece acesso ao modo atual ao atualizar os dispositivos de exibição por meio de uma nova função gdi_display_manager.get_adapter(). Para poder associar de forma consistente (em todos os processos) um dispositivo adaptador ao seu wl_output correspondente, o MR introduz dados de driver por adaptador.
Nota para quem está tentando fazer isso: muitos jogos modernos não alteram as configurações de exibição do hardware, mas sim se dimensionam corretamente para obter o efeito visual de uma mudança de modo (da mesma forma que este MR funciona, mas eles fazem isso no lado do aplicativo). Para exercitar a maior parte da funcionalidade deste MR, você precisa de um aplicativo que realmente use a API Win32 ChangeDisplaySettings."
Mais detalhes para os interessados podem ser encontrados nesta solicitação de mesclagem que agora está em revisão para integração em breve no upstream do Wine. Vinho Wayland Parte 12 MR
Será interessante ver o quão longe o suporte do Wine Wayland irá este ano e, idealmente, haverá um suporte nativo muito robusto ao Wayland quando o Wine 10.0 for lançado em janeiro próximo.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário