Uma alteração foi integrada hoje ao kernel Linux 6.8, intencionalmente após o lançamento do Linux 6.8-rc1 de ontem, para ativar a opção do compilador “-Wstringop-overflow” como padrão.
O aviso -Wstringop-overflow é empregado com compiladores mais recentes para alertar sobre funções de manipulação de string que estão propensas a causar overflow no buffer de destino. Isso resultará em um aviso do compilador para casos identificados onde chamadas como strcpy ou memcpy definitivamente causariam um overflow de buffer.
A partir de hoje no Linux Git, a opção -Wstringop-overflow é ativada por padrão, exceto ao compilar o kernel com o compilador GCC 11 devido a bugs conhecidos nessa versão.
Essa alteração foi adiada até o final da janela de mesclagem do Linux 6.8, para que um teste final pudesse ser realizado para garantir que nenhum novo aviso surgisse sobre essa opção do compilador. De fato, Gustavo Silva, que liderou a iniciativa, realizou 358 compilações de teste do kernel durante a noite para diferentes arquiteturas e configurações de kernel para verificar se tudo estava em ordem com o Linux 6.8-rc1.
O código agora está integrado como uma proteção adicional contra overflow de buffer para usuários/desenvolvedores.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário