FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.8-rc2 adiciona mais IDs Zen 5, AMD PMF saberá se você estiver na frente do seu laptop

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

O Kernel Linux 6.8-rc2 adiciona mais IDs Zen 5, AMD PMF saberá se você estiver na frente do seu laptop


 

O novo código que foi submetido para o ciclo contínuo do Kernel Linux 6.8 inclui algumas adições da AMD que estão programadas para estrear no lançamento do Kernel Linux 6.8-rc2 de hoje.

Primeiramente, o material x86/urgente enviado ontem adiciona a detecção para mais CPUs AMD Zen 5. O kernel Linux começou a acompanhar recentemente as CPUs Zen 5 com o “X86_FEATURE_ZEN5”, com vários intervalos de IDs de modelo dentro da faixa da Família 26 (1Ah). Para o Kernel Linux 6.8-rc2, alguns intervalos adicionais de IDs de modelo também estão sendo considerados como Zen 5.

Além dos modelos da Família 26 0x00 a 0x0f serem identificados como Zen 5, agora os modelos da Família 26 0x20 a 0x2f, 0x40 a 0x4f e 0x70 a 0x7f também são considerados Zen 5. Nem todos esses IDs de modelo necessariamente serão usados para lançar diferentes modelos de CPU AMD Zen 5, mas muitas vezes os intervalos são reservados com antecedência para possíveis modelos futuros, SKUs personalizados e outras possíveis alterações/adições à linha de produtos Zen 5 que exigiriam um novo ID de modelo.

Também faz parte do atual conjunto x86/urgente a adição da identificação do Intel Clearwater Forest como o sucessor totalmente E-core dos processadores Intel Sierra Forest. Notebook AMD Ryzen

Separadamente, as adições de drivers de plataforma x86 que foram lançadas nesta semana podem ser de interesse para alguns com o Linux 6.8-rc2. Como parte dessas “correções”, estão algumas atualizações do driver do AMD Platform Management Framework (PMF). Com isso, o driver AMD PMF agora pode ler informações de presença humana e de luz ambiente do driver AMD Sensor Fusion Hub (SFH). Há dois anos, o driver AMD SFH Linux em laptops Ryzen modernos é capaz de fornecer funcionalidade de presença humana para determinar se alguém está na frente da tela do laptop ou não. Depuração de detecção humana AMD.


Com o Kernel Linux 6.8-rc2, as informações de presença humana e os detalhes do sensor de luz ambiente podem ser lidos pelo driver AMD PMF. Isso está sendo feito para que o driver AMD PMF possa potencialmente implementar diferentes comportamentos inteligentes de energia/desempenho, dependendo se um usuário é detectado na frente do laptop Ryzen ou não.

O Kernel Linux 6.8-rc2, que será lançado esta tarde, também inclui uma série de correções gerais de bugs.






Fonte 

Até a próxima !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário