Para os sistemas AMD Zen 2 e posteriores que utilizam o avançado driver AMD P-State no Linux para ajuste de frequência da CPU, a interface ACPI Collaborative Processor Performance Control (CPPC) é empregada.
O utilitário x86_energy_perf_policy, originalmente da Intel, está sendo adaptado para suportar processadores AMD para gerenciar a Preferência de Desempenho Energético (EPP) ACPI CPPC.
A interação direta com o driver AMD P-State através do sysfs pode ser empregada para ajustar a preferência de desempenho energético e ajustes correlatos. No entanto, uma nova série de patches da AMD está estendendo o utilitário x86_energy_perf_policy, inicialmente desenvolvido pela Intel, para processadores AMD.
A série de patches do engenheiro de Linux da AMD, Perry Yuan, resume isso da seguinte maneira: Esta série de patches introduz suporte para o utilitário x86_energy_perf_policy em processadores AMD que utilizam a interface CPPC (Collaborative Processor Performance Control) para ajuste de frequência, usando o módulo de driver amd_pstate. Os processadores AMD já suportam vários perfis de Preferência de Desempenho Energético (EPP). Com este utilitário, os usuários agora podem alternar facilmente entre esses perfis EPP usando os comandos fornecidos. E verifique os recursos do CPPC com esta ferramenta.
Este aprimoramento tem como objetivo melhorar a eficiência energética e o gerenciamento de desempenho dos processadores AMD, dando aos usuários mais controle sobre o comportamento de desempenho energético de seus sistemas.
Portanto, com um comando como sudo x86_energy_perf_policy --hwp-epp performance, a preferência ACPI CPPC EPP pode ser definida para o modo “desempenho”. O utilitário x86_energy_perf_policy também pode ser usado para ler a preferência de desempenho por núcleo. Processadores AMD Ryzen
Esta série de patches amplia o suporte do x86_energy_perf_policy para processadores AMD e atualmente está em revisão.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário