FERRAMENTAS LINUX: A AMD publicou os patches de driver Linux para o Video Core Next 5 “VCN 5.0”

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

A AMD publicou os patches de driver Linux para o Video Core Next 5 “VCN 5.0”



Parece que os gráficos de próxima geração RDNA4 apresentarão uma nova iteração do Video Core Next (VCN) para aceleração de codificação/decodificação de vídeo. 

Os patches do VCN 5.0 foram publicados para o driver do kernel Linux AMDGPU

O Video Core Next foi introduzido com as APUs Raven Ridge, unificando os designs do Unified Video Decoder (UVD) e do Video Coding Engine (VCE). A versão VCN 2.0 acompanhou o Navi 1x, a VCN 3.0 foi introduzida com o Navi 2x, e a VCN 4.0 chegou com os SoCs Navi 3x e Phoenix. Agora, com os próximos processadores gráficos Navi 4x/RDNA4, parece que o VCN 5.0 será introduzido.

O VCN 4.0, que já adicionou a codificação AV1, é bastante capaz. No entanto, será interessante ver se o VCN 5.0 ampliará o suporte à resolução ou lidará com formatos de cores adicionais. Os patches publicados hoje incluem 7,6 mil linhas de arquivos de cabeçalho gerados automaticamente e outras adições básicas ao driver de kernel AMDGPU para habilitar esse bloco de IP e o carregamento de firmware necessário.

No momento da escrita, os patches VCN 5.0 para o código AMD Gallium3D ainda não foram publicados, o que revelaria quaisquer novos recursos para o usuário final. A AMD costuma não implementar esses recursos em solicitações de mesclagem públicas até mais próximo do lançamento do hardware ou posteriormente em alguns casos. No entanto, considerando o momento, esse trabalho pode estar relacionado às recentes alterações no AMD VPElib para suporte ao dimensionamento geométrico e HLG.

Esses patches AMD VCN 5.0 também chegam poucos dias depois que outros novos blocos IP gráficos da AMD foram habilitados, incluindo ATHUB 4.1, LSDMA 7.0, IH 7.0 e HDP 7.0. Se tudo correr bem, e os sinais indicam que sim com esse trabalho inicial no driver do kernel AMDGPU, no back-end AMDGPU do LLVM, etc., haverá um bom suporte Linux pronto para uso no lançamento. Esses novos blocos IP parecem estar no horizonte para as placas gráficas RDNA4, com lançamento previsto para o final deste ano





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário