FERRAMENTAS LINUX: A Intel se prepara para o novo filtro de nitidez adaptativo que vem com gráficos Xe2 do Lunar Lake

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

A Intel se prepara para o novo filtro de nitidez adaptativo que vem com gráficos Xe2 do Lunar Lake

 

Descubra o novo recurso revolucionário da Intel Lunar Lake: um filtro de nitidez adaptativo! Este recurso, que faz parte do mecanismo de exibição dos gráficos Xe2, tem um impacto mínimo no consumo de energia e no desempenho.


Ontem, os engenheiros da Intel Linux enviaram patches preliminares para preparar o driver gráfico do kernel Linux para este filtro de nitidez adaptativo, uma novidade nas plataformas Lunar Lake “LNL”.

O engenheiro da Intel, Nemesa Garg, enviou uma série de patches que resumem a seguinte proposta: "Imagens muitas vezes aparecem desfocadas ou o conteúdo ampliado não é tão nítido quanto a imagem original. As técnicas tradicionais de nitidez geralmente aplicam um nível uniforme de aprimoramento em toda a imagem, o que pode resultar em excesso de nitidez em algumas áreas e perda potencial de detalhes naturais.

A Intel desenvolveu um filtro de nitidez adaptativo baseado no Display Engine que minimiza o consumo de energia e o desempenho. A partir do LNL, o hardware do monitor pode usar um dos escalonadores de tubos para o filtro de nitidez adaptativo. Isso pode ser usado tanto para jogos quanto para casos não relacionados a jogos, como fotos e visualização de imagens. Ele funciona em uma região de pixels dependendo do tamanho do toque.

Este RFC é uma tentativa de introduzir uma solução de nitidez adaptativa que melhora a qualidade da imagem. Para isso, uma nova propriedade CRTC é adicionada. O usuário pode definir esta propriedade com o valor de intensidade de nitidez desejado entre 0 e 255. Um valor de 1 representa a intensidade de nitidez mínima e 255 a intensidade de nitidez máxima. Uma intensidade de 0 significa que nenhum recurso de nitidez ou nitidez está desativado. Ele funciona em uma região de pixels dependendo do tamanho do toque. Os coeficientes são usados ​​para gerar um valor alfa que é usado para combinar a imagem nítida com a imagem original.

A implementação do espaço do usuário para aprimorar o recurso e a implementação do IGT estão em andamento."

Os 5 patches que trabalham neste recurso de nitidez adaptativo estão agora sob revisão na lista de discussão DRI e podem potencialmente funcionar no próximo ciclo do kernel v6.9 se a revisão correr bem.


Gráficos do Lunar Lake

O Lunar Lake, com seus gráficos Xe2 e melhorias significativas no desempenho do núcleo da CPU, parece bastante promissor. Os engenheiros do Intel Linux já estão ocupados se preparando para todos os novos recursos do Lunar Lake.






Fonte 

Até a próxima !!








Nenhum comentário:

Postar um comentário