FERRAMENTAS LINUX: Um novo patch da Nouveau permitiria ativar opcionalmente o modo GSP por padrão

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Um novo patch da Nouveau permitiria ativar opcionalmente o modo GSP por padrão


A Nouveau está com uma patch "pendente" e que permitiria o ativar mas rápido o suporte do modo GSP por padrão nos builds do Kernel Linux

Esse suporte viria com:

Suporte do Driver Nouveau para NVIDIA GSP

O suporte do driver Nouveau para o uso do NVIDIA GSP (GPU System Processor) foi adicionado no Kernel Linux 6.7. Este suporte é usado por padrão apenas nas GPUs GeForce RTX 40 “Ada” e posteriores, onde de outra forma não haveria suporte acelerado.

Presença do NVIDIA GSP em Outros Hardwares

O NVIDIA GSP também está presente nos hardwares GeForce RTX 20 “Turing” e RTX 30 “Ampere”. No entanto, não é usado por padrão, a menos que seja definida uma opção de módulo para ativar o modo.

Novo Patch Pendente

Existe um novo patch pendente que permitiria aos construtores de kernel ativar opcionalmente o modo GSP por padrão.

Requisitos para Usar o Suporte NVIDIA GSP

Para usar o suporte NVIDIA GSP para melhor gerenciamento de energia/reclocking com o driver Nouveau, é necessário ter todos os binários de firmware GSP presentes no sistema. No entanto, como é um caminho novo e não foi exaustivamente testado, não é usado por padrão, exceto para RTX 40 (e futuro), onde é basicamente necessário para qualquer nível de suporte acelerado.

RTX 3060Ti

David Airlie postou um pequeno patch que permitiria ativar opcionalmente o modo GSP por padrão.

Explicação de David Airlie

David Airlie explicou no patch “Turing e Ampere continuarão a usar os caminhos antigos por padrão, mas devemos permitir que as distros decidam qual é a política.”

Adição de Opção no Patch

O patch adiciona a opção DRM_NOUVEAU_GSP_DEFAULT Kconfig para que os construtores de kernel decidam sobre o comportamento padrão do driver Nouveau.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário