Atenção, entusiastas da NVIDIA! 🚀
O driver NVIDIA “NVK” Vulkan de código aberto no Mesa 24.1-devel está recebendo uma atualização significativa para sistemas que suportam o Resizable BAR “ReBAR”.
O suporte NVIDIA ReBAR, conhecido por melhorar o desempenho, agora é totalmente compatível com o driver NVK Vulkan. Isso significa que o driver está ciente do suporte ReBAR do sistema e pode otimizar seu uso. Esta atualização para o NVK segue o driver Nouveau, que adicionou dois novos ioctls para o Kernel Linux 6.8.
Além do novo botão de configuração padrão do kernel do modo GSP, foram adicionadas novas interfaces ao driver Nouveau. Essas interfaces permitem que o driver retorne a alocação de vRAM atualmente usada para uso de memória de vídeo e também leia o tamanho da barra de vRAM. Com o “NOUVEAU_GETPARAM_VRAM_BAR_SIZE”, disponível no Linux 6.8-rc6 lançado hoje, o tamanho do recurso BAR pode ser facilmente determinado pelo espaço do usuário para aqueles que usam este driver de kernel NVIDIA de código aberto.
Com essas atualizações agora no Linux Git, Faith Ekstrand adicionou o suporte para os tipos e propriedades de memória adicionais ao NVK. Isso inclui a adição do sinalizador HOST_CACHED ao tipo sysmem e um tipo HOST_VISIBLE+HOST_COHERENT para VRAM, que deve permitir ao cliente acesso à memória combinada de gravação.
Parte deste trabalho envolve a exposição de um tipo de vRAM visível ao host quando o ReBAR está habilitado. Outro patch permite o upload de shaders na CPU quando há suporte ReBAR.
Esses patches mais recentes do NVK Vulkan em torno do ReBAR e muitas outras melhorias do driver NVK Vulkan serão estabilizados com o lançamento do Mesa 24.1 no próximo trimestre. Nesse ponto, o kernel Linux 6.8 também estará estável com os novos ioctls do Nouveau.
Fique ligado para mais atualizações!
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário