FERRAMENTAS LINUX: O GNOME faz progresso em screencasting acelerado por GPU e a criptografia doméstica baseada em systemd

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

O GNOME faz progresso em screencasting acelerado por GPU e a criptografia doméstica baseada em systemd

 

Atenção, fãs do GNOME! 🚀

Os desenvolvedores do GNOME estão trabalhando a todo vapor em várias iniciativas inovadoras, graças ao financiamento do Sovereign Tech Fund. Com melhorias de screencasting a caminho para o GNOME 46, avanços significativos na acessibilidade do GNOME e desenvolvimento contínuo no suporte à criptografia de diretório inicial no systemd, há muito para se animar!

Jonas Dreßler tem se dedicado ao desenvolvimento de codificação de hardware para screencasts nos últimos dois anos. Este trabalho, que permite o uso de codificação VA-API, fallbacks para codificação NVIDIA NVENC e suporte de hardware baseado em V4L2 para dispositivos ARM, está atualmente pendente de mesclagem. Espera-se que essas melhorias cheguem ao GNOME 46, previsto para março.

Além disso, os desenvolvedores estão trabalhando no novo suporte da API de gestos para a área de trabalho GNOME. Outras melhorias em andamento incluem o suporte aprimorado para escala fracionária (fractional scaling) para GNOME e XWayland, trabalho contínuo em taxa de atualização variável (VRR) para o GNOME e correção de problemas de GPU NVIDIA com WebKitGTK.

Esta semana também viu progresso em outras áreas, como a portabilidade de contas online do GNOME para GTK4, melhorias de notificação e muito mais. No lado da criptografia do diretório inicial, o GNOME agora suporta a configuração inicial para diretórios de bloco baseados em systemd, e os ambientes hospedados em systemd agora estão em paridade com usuários legados no Centro de Controle do GNOME.

Para mais detalhes sobre as atividades de desenvolvimento do GNOME desta semana que passou, confira o This Week In GNOME. Fique ligado para mais atualizações! 





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário