FERRAMENTAS LINUX: O EROFS consegue uma grande otimização no Kernel Linux 6.8 para os cenários com pouca memória

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

O EROFS consegue uma grande otimização no Kernel Linux 6.8 para os cenários com pouca memória

 


A fusão durante a noite para o Kernel Linux 6.8 está aprimorando o sistema de arquivos de código aberto somente leitura EROFS para um melhor desempenho em cenários de pouca memória. Não apenas melhor, mas desempenho significativamente melhor.

Esta otimização que está agora no Linux Git antes do Kernel Linux 6.8-rc3 no próximo fim de semana é para relaxar a alocação de buffers temporários no readahead. Chunhai Guo, da fabricante de smartphones VIVO, explicou essa melhoria no patch:

"Mesmo com a descompressão local, às vezes ainda são necessários muito poucos buffers temporários para uma única captura de descompressão (por exemplo, 16 páginas para uma janela deslizante de 64k ou 4 páginas para uma janela deslizante de 16k). Em cenários de pouca memória, seria melhor tentar alocar com GFP_NOWAIT primeiro no readahead. Isso pode ajudar a reduzir o tempo gasto na alocação de páginas sob pressão de memória duradoura."

Em um dispositivo Android de 8 núcleos com 8 GB de memória, ao realizar um benchmark de inicialização de vários aplicativos, este patch rendeu uma melhoria de cerca de 20% nos tempos de inicialização de aplicativos com EROFS:

Esta otimização para a alocação de buffer temporário EROFS para cenários de pouca memória foi mesclada para o Kernel Linux 6.8. Isso é importante, pois o EROFS está começando a aparecer em muitos dispositivos Android (com memória restrita), bem como esse sistema de arquivos somente leitura encontrando uso crescente no espaço do contêiner.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário