O driver AMD P-State, que otimiza a frequência da CPU para melhorar o desempenho, consumo de energia e controle térmico no Linux, é compatível com sistemas Zen 2 e mais recentes que suportam Controles Colaborativos de Desempenho do Processador ACPI (CPPC).
No entanto, foi observado que o driver “amd_pstate” apresentava problemas com a série Ryzen Threadripper 3000, baseada em Zen2. Com a publicação recente de um conjunto de patches, espera-se que esse problema seja resolvido.
Desde novembro passado, foi relatado um bug no driver AMD P-State que impedia seu carregamento nas placas-mãe Threadripper série 3000 / TRX40, apesar do suporte CPPC e do AMD P-State Preferred Core estarem habilitados na BIOS. A solução para este problema foi uma simples alteração na verificação do modelo de CPU AMD, que precisava ser expandida de 0x70 para 0x7f para 0x30 a 0x7f, a fim de abranger todos os processadores da série Threadripper 3000.
Esta solução faz parte de um conjunto de 6 patches publicados recentemente, que também trazem outras correções e melhorias para o driver AMD P-State. Além disso, foi incluída uma correção específica para o AMD EPYC 7K62, permitindo que ele funcione com o driver P-State.
Se tudo ocorrer conforme o planejado, essas melhorias estarão presentes no próximo kernel Linux v6.9, ou até mesmo poderão ser incorporadas em correções para a versão v6.8.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário