Descobertas empolgantes do projeto FreeBSD no último trimestre de 2023
O projeto FreeBSD revelou seu relatório de status do quarto trimestre de 2023, destacando os avanços significativos realizados na plataforma de código aberto. Um dos destaques foi o patrocínio da FreeBSD Foundation para aprimorar o AMD64 SIMD no FreeBSD 15, que também será implementado no FreeBSD 14.1.
Realizações notáveis do projeto FreeBSD no quarto trimestre de 2023 incluem:
- O lançamento do FreeBSD 14.0-RELEASE previsto para novembro.
- A Fundação FreeBSD financiou melhorias no SIMD para AMD64 (x86_64). O foco foi em implementações SIMD de várias funções da biblioteca C (libc) com implementações escalares e no uso de SSE. Embora o alvo inicial fosse x86-64-v2, essas melhorias preparam o terreno para otimizações futuras x86-64-v3/x86-64-v4. Com as melhorias atuais do SIMD, descobriu-se que o desempenho aumentou em média 5,54 vezes.
- Correção Zenbleed para processadores AMD Zen 2.
- A equipe de infraestrutura do FreeBSD iniciou uma atualização de cluster de US$ 100.000 para servidores de CI, servidores web, construtores de pacotes e outros.
- Atualizações significativas do kernel para drivers de dispositivos, sistemas de arquivos e vários outros subsistemas/recursos.
- Avanços contínuos no suporte para Microsoft Hyper-V e Azure, bem como para Amazon EC2/AWS.
- Progresso contínuo na atualização do compilador GCC padrão para a versão GCC 13.
Para mais informações sobre o trabalho do FreeBSD SIMD AMD64, visite o blog da FreeBSD Foundation. Este trabalho está atualmente sendo preparado para o FreeBSD 15, mas será implementado no FreeBSD 14.1.
Para mais detalhes sobre as conquistas do FreeBSD no quarto trimestre de 2023, consulte o relatório de status no site do FreeBSD.org.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário