FERRAMENTAS LINUX: O Greenfield In-Browser Wayland Compositor é rápido o suficiente para jogos

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

O Greenfield In-Browser Wayland Compositor é rápido o suficiente para jogos

Embora haja uma variedade de compositores Wayland disponíveis, cada um com suas próprias características, o Greenfield se destaca como um dos mais singulares. O Greenfield, um compositor Wayland baseado em HTML5 para navegadores, existe há alguns anos e tem se mostrado não apenas competente, mas também suficientemente rápido para suportar os jogos no Linux.

O Greenfield atua como um compositor Wayland para a web, permitindo a execução de aplicativos Linux de forma remota ou utilizando o WebAssembly (WASM) para executar aplicativos diretamente no navegador da web. Erik De Rijcke, o desenvolvedor do Greenfield, apresentou as mais recentes atualizações do Greenfield no FOSDEM 2024 no último fim de semana, destacando como ele pode ser usado como um protocolo remoto com desempenho suficientemente rápido para proporcionar uma experiência de jogo suave.


No entanto, atualmente o Greenfield não possui suporte para áudio no navegador da web, o que limita seu potencial para jogos remotos. No futuro, isso pode ser corrigido, além da implementação de mais protocolos Wayland, fornecimento de suporte unificado para sistemas de arquivos remotos/navegadores/locais e até mesmo a exploração dos ports WebAssembly do Mesa para o WebGL e o kernel Linux.


Sim, a possibilidade de uma porta do kernel Linux para WASM está realmente sendo considerada.

Para aqueles interessados em saber mais sobre o inovador compositor Wayland para navegador, o Greenfield, podem obter mais informações através da apresentação do FOSDEM 2024 e no site do projeto, Greenfield.app.




Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário