A plataforma Intel Arrow Lake agora é suportada pelo Mesa 24.1, permitindo que os drivers de código aberto ANV Vulkan e Iris Gallium3D (OpenGL) suportem a próxima geração de gráficos integrados Intel Core.
Não é surpreendente ver o suporte do Arrow Lake sendo lançado agora, antes de seu lançamento ainda este ano, considerando a tradição da Intel de habilitar suporte para novos clientes e hardware de servidor no Linux de maneira oportuna. Na verdade, é um pouco mais tarde do que o usual, com o Arrow Lake previsto para ser lançado em 2024 e a Intel normalmente alinhando bem sua habilitação upstream para que o suporte possa chegar às principais distribuições Linux a tempo para o dia do lançamento. Isso também pode ser atribuído ao fato de que os engenheiros de driver de código aberto da Intel já estão ocupados trabalhando nos gráficos Xe2 que estrearão com o Lunar Lake, o sucessor do Arrow Lake. Há meses, os engenheiros da Intel têm publicado patches de driver gráfico Linux para Xe 2 / Lunar Lake com as mudanças mais invasivas. Suporte de Arrow Lake fundido com Mesa
Este suporte do Arrow Lake para os drivers Linux OpenGL e Vulkan se resume principalmente a aproveitar os caminhos de código existentes usados pelo Arc Graphics integrado ao Meteor Lake. A ativação inicial do Mesa 24.1 adiciona apenas quatro novos IDs de dispositivos Arrow Lake PCI: 0x7d41, 0x7d51, 0x7d67 e 0x7dd1. Com esta habilitação inicial, em grande parte, apenas estendemos os caminhos de código existentes do Meteor Lake e nenhum novo recurso é introduzido em comparação com a geração existente.
Essa fusão com o Mesa 24.1-devel hoje é o que adiciona o suporte inicial à plataforma Arrow Lake “ARL”. Espere mais refinamentos no suporte gráfico de Arrow Lake nas próximas semanas e meses. Além dos novos patches do Mesa, no espaço do kernel os engenheiros da Intel têm postado muitos patches para Arrow Lake nos últimos meses para esta plataforma Core de 15ª geração.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário