FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.9 está para permitir compilações de kernel RISC-V com otimizações de tempo de link Clang

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

O Kernel Linux 6.9 está para permitir compilações de kernel RISC-V com otimizações de tempo de link Clang

 

Impulsionando o Desempenho do Linux: Otimizações Clang LTO Chegam ao Kernel RISC-V

Prepare-se para uma revolução no desempenho do Linux! O próximo ciclo do Linux 6.9 traz um recurso empolgante: a capacidade de compilar o kernel RISC-V com as Otimizações de Tempo de Link Clang (LTO) habilitadas.

Essa atualização permitirá melhorias significativas no desempenho e no layout/tamanho do binário resultante. O suporte LTO estará disponível ao compilar o kernel RISC-V com LLVM Clang 14.0 ou versões mais recentes, ou mais especificamente, o vinculador LLD 14+.

Um patch na ramificação Git “for-next” do RISC-V está preparando o terreno para o suporte LTO na construção do kernel RISC-V. Tanto a funcionalidade LTO tradicional quanto o modo ThinLTO do Clang, que oferece uma abordagem mais escalonável e incremental, são suportados. A janela de mesclagem do Kernel Linux 6.9 está programada para abrir em março, com o lançamento do kernel estável previsto para meados do ano.

Vale lembrar que o Clang LTO para o kernel Linux foi originalmente adicionado em x86_64 com o Kernel Linux 5.12 em 2021.

Fique ligado para mais atualizações sobre o avanço do desempenho do Linux!






Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário