Faz apenas quatro meses que o Incus 0.1 foi lançado como um fork do projeto LXD, após a Canonical retomar o controle sobre o LXD no último verão. No entanto, o Incus já está demonstrando um grande potencial e promete tornar 2024 um ano interessante.
Apesar de ser um projeto ainda em sua infância, o Incus rapidamente ganhou destaque e atraiu bastante interesse, principalmente devido às controversas mudanças implementadas pela Canonical no LXD no ano passado, que incluíram a restrição da manutenção do LXD apenas aos funcionários da Canonical e mudanças na licença. Stephane Graber, ex-empregado da Canonical e atual líder do projeto Linux Containers, tem trabalhado no Incus, que foi apresentado no FOSDEM 2024 neste fim de semana em Bruxelas. Seu foco tem sido tanto no trabalho inicial realizado no Incus quanto nos futuros planos para o projeto.
Dentre os futuros trabalhos do Incus, estão a finalização do empacotamento para mais distribuições Linux, o lançamento de sua primeira versão de Longo Prazo de Suporte (LTS) em março-abril e o desenvolvimento de mais recursos. Alguns dos recursos em desenvolvimento incluem um driver de armazenamento Bcachefs, um driver de armazenamento LVM distribuído, suporte básico para contêineres de aplicativos OCI e rede entre clusters com interconexão OVN.
Para aqueles interessados em saber mais sobre o projeto Incus, podem consultar os materiais de apresentação disponíveis no FOSDEM.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário