No ano passado, o Gentoo começou a oferecer a opção de instalar os pacotes binários diretamente, o que facilita o uso do Gentoo Linux e é especialmente útil para sistemas de baixo desempenho ou embarcados, que não precisam mais compilar pacotes de código-fonte localmente.
Agora, eles avançaram ainda mais nessa direção, disponibilizando também pacotes x86-64-v3.
O Gentoo se une a outras distribuições Linux como Serpent OS, RHEL 10 e Ubuntu, que já oferecem opcionalmente pacotes x86-64-v3 ou estão considerando fazê-lo, ou até mesmo planejam atualizar sua base x86_64 no futuro. Além disso, algumas distribuições como openSUSE Tumbleweed e Clear Linux já oferecem há algum tempo vários pacotes otimizados para diferentes níveis de recursos de microarquitetura x86-64.
Para os usuários que já utilizam os pacotes binários do Gentoo, agora estão disponíveis os pacotes ISA x86-64-v3 para sistemas compatíveis. Para acessá-los, basta substituir as referências “x86-64” por “x86-64-v3” nos URIs de sincronização do Portage.
A base x86-64-v3 requer extensões de conjunto de instruções de CPU mais recentes como AVX/AVX2, BMI2, FMA, entre outras, normalmente presentes em processadores Intel Haswell e AMD Excavator. Para a maioria dos usuários com sistemas relativamente recentes (excluindo o Intel Atom), a utilização de pacotes x86-64-v3 é uma maneira simples de obter um aumento imediato no desempenho.
Para mais informações sobre o Gentoo Linux que agora está oferecendo os pacotes binários para o x86-64-v3, visite o site do Gentoo.org.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário